09/07/2015

Manual do cabelo Alisado: Como montar o Cronograma Capilar

09/07/2015
       

           Olá gente tudo bem, hoje trouxe para vocês um assunto que é muito comentado o  Cronograma Capilar. Muitas pessoas sabem o que é mas não sabem como fazer, ou vice-versa. Para ajudar vocês a compreenderem tudo isso resolvi criar esse post, já que o assunto é muito extenso para se abordado em um só vídeo.
     
 O que é Cronograma Capilar?


          Cronograma Capilar nada mais é que uma programação de tratamentos capilares com o objetivo de repor todos os nutrientes que o cabelo precisa, suas etapas são divididas em Hidratação, Nutrição e Reconstrução.

          A primeira coisa que é preciso saber na hora de montar o seu Cronograma é identificar qual a necessidade do seu cabelo para poder focar um pouco mais na etapa onde ele está mais deficiente.

Reconstrução



          Se o seu cabelo está super quebradiço, poroso, fraco, sem resistência e ou elástico, então ele precisa de uma reconstrução, como o próprio nome diz esta etapa irá reconstruir o seu fio, deixa-lo mais encorpado, reestruturando a fibra capilar interno e externamente, devolvendo nutrientes, selando as cutículas e acabando com a porosidade.

Como identificar uma máscara reconstrutora?

          Observe se a máscara contém nutrientes como: queratina, creatina, arginina, cisteína, colágeno, proteína do trigo, proteína de soja e etc.

Hidratação



          Se o seu cabelo está opaco, ressecado, embaraçando muito e com pontas duplas, então ele precisa de hidratação. Como o próprio nome diz essa etapa tem como objetivo repor a água dos fios, deixando-os mais macios, leves e desembaraçados.

Como identificar uma máscara Hidratante?

         Procure no rótulo pelos seguintes nutrientes: glicerina, pantenol, aloe vera, vitaminas ou açúcar.

Nutrição



          Cabelos muito porosos, com frizz, sem brilho e  sem um caimento legal precisam de nutrição. A etapa da nutrição tem como objetivo repor nutrientes através dos óleos e manteigas. Ela reduz o volume, ajuda no caimento dos fios, evita frizz, devolve brilho, repõe nutrientes e deixa o cabelo mais sedoso e mais pesado.

Como identificar uma máscara Nutritiva?

          Procure por componentes como: óleos, vitaminas, manteigas (óleo de abacate, manteiga de karité, manteiga de murumuru, manteiga de cacau, manteiga de cupuaçu, óleo de coco, óleo de tutano, óleo de argan, oleo de ojon, azeite de oliva, entre outros.

Vale a pena ressaltar que muitas vezes somos enganados pelas embalagens, algumas propõe uma função, mas tem componentes de outra, por isso é muito importante analisar a composição da máscara. 
O ingredientes vem descritos por ordem decrescente, ou seja o primeiro dá lista é sempre o de maior peso na máscara e assim por diante. Vale a pena também fazer uma analise da máscara nos cabelos para ter certeza de qual função ela irá desempenhar a fim de encaixa-la na etapa correta.


          Na hora de montar o seu calendário de tratamento capilar, primeiro divida as semanas horizontalmente e verticalmente divida colunas de acordo com a quantidade de lavagens em cada semana, em seguida vá encaixando cada etapa do tratamento. Gosto muito de seguir a ordem Hidratação, Nutrição e Reconstrução, pois sinto que assim obtenho um resultado melhor. A quantidade de cada uma das etapas que você deve incluir no seu cronograma vai variar de acordo com a necessidade do seu fio. No caso da reconstrução recomendo no máximo 2 vezes no mês para um cabelo muito danificado.

          Espero muito ter ajudado com este post, se ainda restarem dúvidas, deixe-as aqui nos comentários. Um super beijo fique com Deus

"Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer e ele lhes dará todas essa coisas."
Mateus 6:33

4 comentários:

  1. Muito boa a matéria mas tenho uma dúvida, faço o cronograma tem um ano e tava ótimo mas ultimamente ele ta muito elástico, a reconstrução duas vezes por mês não ta dando conta. É perigoso fazer mais do que isso? tem alguma máscara boa pra me indicar? adorei o blog, beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá para um cabelo que está precisando não tem problema não, você pode fazer até recuperar o seu cabelo. A melhor máscara reconstrutora que já usei até hoje é a do maroccanoil, mas é um pouco cara. Umas que posso recomendar mais em conta são a Rigen da Alfaparf, A reconstrutora da Inoar, a Baba de Quiabo da Rayervas, a da Keramax, a Hidrabalance do Avon também é muito boa. Em casos extremos de muita elasticidade recomendo que você borrife queratina direto nos fios, pois recupera na hora, gosto muito da queratina da Rayervas. Beijoo fique com DEus.

    ResponderExcluir
  3. Oie Camila
    ....me identifiquei c vc.tenho uma saga inacabada
    ..nunca consigo deixar meus cabelos passar do ombro.primeiro pq ele cresce com as pontas ralas.
    Vou fazer o cronograma...na vdd já faço hidratação e melhorou MT.
    O fato é que eu joguei MT química mas estou disposta a recuperar lo e deixar crescer TB vou fazer o projeto rapunzel.
    Sucesso pra VC linda 😘

    ResponderExcluir
  4. Estou amando suas dicas!!!!! Estão dando certo! 😘😘😘

    ResponderExcluir

Fique a vontade para deixar sua opinião.
Prometo ler e responder todos os comentários

Beijos, fique com Deus.